JOGOS PARALÍMPICOS - Três atletas representam Mato Grosso nas Paraolimpíadas de Tóquio

 

Começou nesta terça-feira (24), em Tóquio, os Jogos Paralímpicos de Verão e 3 atletas irão representar Mato Grosso nesta edição das Paraolimpíadas. Dois deles, Ana Carolina Duarte e Romário Diego Marques, não nasceram em Mato Grosso, mas atuam em times do estado que disputam competições nacionais e regionais. O multicampeão Lucas Prado, do atletismo paralímpico, é natural de Poxoréu (251 km ao Sul de Cuiabá). 

É a segunda vez na história que a capital japonesa sedia os Jogos Paralímpicos, tendo realizado anteriormente o evento em 1964. Os jogos seguem rigorosos protocolos sanitários a fim de evitar a disseminação da Covid-19, motivo pelo qual o mega evento esportivo foi cancelado em 2020. A edição também não terá a presença do público. O encerramento está previsto para o dia 5 de setembro.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pretende superar as 79 medalhas conquistadas na Rio-2016 e retornar de Tóquio com o melhor desempenho da história do Brasil nas Paralimpíadas. 

Os representantes de Mato Grosso têm grandes chances de trazer algumas dessas conquistas para o Brasil e para Mato Grosso. Confira o histórico dos atletas que vão para o Japão. 

Ana Carolina Duarte Ruas Custódio

Ana Carolina Duarte, de 34 anos, chega ao Japão para disputar sua quinta paralimpíada, tendo iniciado sua trajetória olímpica nos Jogos de Atenas-2004, na Grécia. Natural do Rio de Janeiro, capital, Ana é atleta da Seleção Brasileira feminina de goalball e também da equipe da Associação Mato-Grossense de Cegos (AMC-MT). 

A ala tem uma extensa lista de conquistas representando o time do Brasil, dentre as quais, destaca-se: uma prata nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-2011, realizado no México, e bi-campeã panamericana, tendo conquistado ouro nos jogos de Toronto-2015, no Canadá, e Lima-2019, no Peru.

Rogério Diego Marques 

Rogério Diego é natural de Natal, Rio Grande do Norte e mais um atleta paralímpico nascido fora de Mato Grosso. O potiguar é ala/pivô da Seleção Brasileira masculina de goalball e atua no time do Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT). 


 Aos 32 anos, Rogério Marques chega a Tóquio buscando completar uma trinca de pódios paralímpicos. Em 2012, conquistou a medalha de prata nos jogos de Londres, e a última, jogando em casa, nos jogos do Rio, foi terceiro colocado com a Seleção Brasileira de Goalball, levando o bronze. Atualmente é o capitão da seleção masculina de goalball. 

Lucas PradoLucas Prado
Lucas Prado, de 36 anos, é natural de Poxoréu e chega até às Paralimpíadas de Tóquio como uma das grandes apostas de medalhas para o atletismo paralímpico brasileiro e para o Time Brasil. Isso porque nos jogos de Pequim-2008, disputado na China, Lucas “varreu” as provas de atletismo. O brasileiro conquistou três medalhas de ouro nas tradicionais provas de 100m, 200m e 400m rasos. 
Além das conquistas douradas, Lucas fez história e quebrou dois recordes mundiais, nas provas de 100m e 200m. Quatro anos depois, em Londres, agora defendendo os títulos conquistados em Pequim, o brasileiro bateu na trave e ficou com a prata nas provas de 100m e 400m rasos.  

Em 2016, o brasileiro não disputou os Jogos Paralímpicos do Rio. O atleta teve uma lesão no joelho esquerdo, que o impossibilitou de participar da competição em casa.   

Nos jogos Parapan-Americanos, Lucas é ainda mais hegemônico. Na edição do Rio de Janeiro, em 2007, foi tricampeão nos 100m, 200m e 400m rasos, assim como fez um ano depois, em Pequim. Em Guadalajara-2011, mais dois ouros, nos 100m e 200m rasos, mesma dobradinha conquistada no campeonato mundial paraolímpico em 2013, na França. No Para-pan de Toronto, o mato-grossense conquistou duas medalhas. Ouro no revezamento 4x100 metros e prata nos 100m rasos.  

FONTE: https://www.mtesporte.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COPA GUARANTÃ DE BASQUETE 3X3

GUARANTÃ DO NORTE CAMPEÃO GERAL do 35º JOGOS ESTUDANTIS VALE DO TELES PIRES com 266 PONTOS

JOGOS ESCOLARES ESTADUAIS MATOGROSSENSES.